Médico, em seu consultório oftalmológico, colocando um óculos em uma paciente sorridente.

Teste de Visão

Visão de cores

Este é o teste de Visão de cores mais simples, disponível nos consultórios médicos.
Você deve conseguir enxergar todos os números escritos dentro dos círculos.
Se você não conseguir vê-los ou tiver dificuldade de identificá-los você pode ter um problema de visão de cores. O Daltonismo é o problema mais freqüente desse tipo, porém não é o único.

Anote os números que você vê e confira a resposta abaixo passando o mouse sobre o campo.

Visão de cores

Teste de visão para daltônicos. Grandes círculos são formados por dezenas de outros pequenos e coloridos por cores de mesmo tom, onde alguns deles, juntos, simulam números através do contraste de cores.

Tabela de Visão

Em primeiro lugar, você deve saber que este teste pode ser influenciado por um grande número de fatores, como: Iluminação e ofuscamento local.

O teste deve ser feito com um olho de cada vez, com seus óculos para longe se você os usar, mantenha uma distância de 33cm da tabela.

Deve ser anotada a última linha dentre as seis existentes, de cima para baixo, em que você leu a maioria das letras que a compõe.

Se sua acuidade é menor que 100% é interessante que você procure um oftalmolgista para um diagnóstico mais detalhado.

Tabela de Visão

Teste de visão composto por letras aleatórias distribuídas em 6 linhas, que ficam menores a medida que se aproximam da última linha.

Função Macular

Neste teste, você precisa olhar fixamente, no ponto central da figura. Caso você perceba as linhas retas arredondadas, distorcida ou borradas, pode significar o início de um problema da Mácula ( Região central da Visão). Procure seu oftalmologista!

Função Macular

Conjunto de pequenos quadrados formando um grande quadrado. Ao centro um pequeno ponto, responsável por causar uma ilusão de ótica em pessoas com problema da Mácula.

Glaucoma

Você sabia que o glaucoma pode tirar de você a chance de enxergar os melhores momentos da vida? Uma doença silenciosa, que atinge o nervo óptico, ocasiona a perda das células da retina, responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro, e pode levar à perda completa da visão. Por isso, a prevenção é o melhor caminho.

Glaucoma

Homem idoso com seu neto criança nas costas. Ele e outra mulher idosa se olham às gargalhadas.

Deuteronomalia

Já ouviu falar em deuteronomalia? Essa é a forma mais comum do daltonismo, uma anomalia na visão que geralmente atinge os homens e é caracterizada por apresentar as cores com pouco brilho, principalmente o verde e o vermelho.
Uma curiosidade é que muitas pessoas têm deuteronomalia e nem desconfiam.

Deuteronomalia

Leque com escalas de diversas cores.

Daltonismo

Graças a fatores genéticos, as mulheres têm muito menos probabilidade de serem daltônicas do que os homens. Este teste resumido de daltonismo utiliza figuras de Ishihara, com o objetivo de identificar os números presentes em cada figura. E você, é daltônico? Se não souber, faça o teste! E lembre-se: se tiver dificuldade para enxergar qualquer número, procure um oftalmologista, só ele poderá dizer se é ou não daltonismo. Quer saber como está a saúde dos seus olhos e se você está propenso a alguma doença ocular? Vá até uma unidade Lotten Eyes!

Daltonismo

Mandala colorida por várias cores que se mesclam criando outras.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Esta é a grade de Amsler, capaz de indicar os primeiros sinais da DMRI, uma doença que atinge a área central da retina e evolui com baixa progressiva de visão, possibilitando um diagnóstico rápido que deve ser confirmado com um oftalmologista. Quer fazer o teste? Basta seguir o passo a passo abaixo: Coloque seus óculos de leitura, se usar, e fique à uma distância de 30-45 centímetros do monitor. Cubra um olho. Olhe para o ponto no centro com o olho descoberto. Enquanto olha, repare se todas as linhas da grade estão retas ou se alguma área parece torta, escura ou embaçada. Repita este procedimento com o outro olho. Percebeu algo diferente na sua visão? Se sim, procure um oftalmologista e cuide da sua visão. Um diagnóstico precoce garante o melhor tratamento!

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Grande quadrado formato por diversos pequenos quadrados. No centro, um ponto preto.