O que é a córnea?

A córnea é a parte transparente do olho, ela permite a entrada da luz entrar e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (aquela área colorida do olho) e a pupila. Apesar de não haver vasos sanguíneos na córnea, existem diversos nervos e os nutrientes fornecidos são da mesma fonte que os canais lacrimais.Quando há perda de transparência da córnea (opacificação) ocorre o leucoma coreano. Além da transparência, uma córnea saudável apresenta curvatura que ajuda a formar a imagem na retina com foco e nitidez, por isso as alterações nesta curvatura prejudicam a visão.


O que compõe a Anatomia Macroscópica da Córnea

A córnea é uma estrutura transparente, situada na região polar anterior do globo ocular, cuja função é refratar e transmitir a luz. Sua face anterior é elíptica, medindo aproximadamente 12,6 mm no meridiano horizontal e, 11,7 mm no vertical. Apresenta uma espessura média de 0,520 mm na região central e de 0,650 mm ou mais, na região periférica.
Acurvatura da face anterior não é uniforme, apresentando a curva na região central mais plana que a região periférica. Seu raio de curvatura médio de 7,8 mm na face anterior da região central, e de 6,6 mm na face posterior. A escala de poder refracional de sua estrutura é de 44,00 Dioptrias.
É uma estrutura não vascularizada e sua inervação é desprovida de bainha de mielina, o que garante a sua total transparência.


Anatomia Microscópica:

A córnea possui cinco camadas:

Epitélio

- compreende-se pela camada superficial da córnea, é uma célula provida de grande capacidade de regeneração.

Membrana de Bowman

- é constituída a partir de células do epitélio basal, lâmina basal e fibras do Estroma anterior.

Estroma

- um tecido responsável por sustentar a célula, conhecido como tecido conectivo.

Membrana de Descemet

- esta membrana é responsável por revestir a superfície do Estroma e uma camada posterior, localizada próximo ao Endotélio: células hexagonais responsáveis por manter a transparênciadas camadas da córnea.

Veja também: Retina, Botox, Restylane, Cristalino, Erros de Refração