O que é Botox

Para conquistar o retardamento dos traços que acusam o envelhecimento, é cada vez mais comum o uso de injeções de botox nas clínicas especializadas.  Não é difícil encontrar diversos sites especializados em demonstrar os benefícios do Botox®


O que é toxina botulínica?

toxina botulínica A é obtida a partir da bactéria Clostridium botulinum, utilizada na medicina de forma injetável. Na aplicação em doses reduzidas, bloqueia a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor que leva sinais elétricos do cérebro aos músculos, desta forma, o músculo deixa de receber a mensagem de contrair.


Como o Botox foi descoberto?

Procurando novas formas para o tratamento do estrabismo, sem fazer uso de cirurgias, o oftalmologista americano Alan B. Scott recebeu do Dr. E. J. Schantzexemplaresda toxina botulínica tipo A. O resultado com aplicação na parte ao redor dos olhos de macacos provou que a droga poderia ajudar no tratamento. Alan divulgou sua pesquisa em 1973 e alguns anos depois recebeu a liberação do FDA (FoodandDrugAdministration), que regulamenta os medicamentos em humanos nos EUA onde seus estudos seguiram até 1978.


O uso doBotox é autorizado?

O que poucos sabem é que a esta descoberta em cosmética surgiu por acaso, pelo casal canadense Jean e AlastairCarruthers, um dermatologista e uma oftalmologista, que notaram uma suavidade na região dos olhos ao aplicarem a substância que evitava a ocorrência de espasmos na região dos olhos. Após quatro anos confirmando a pesquisa, apresentou a comunidade médica este tratamento revolucionário.  A aprovação para utilização cosmética aconteceu somente em 2002, pela Administração Americana de Remédios e Alimentos (FDA).


Como é a aplicação do Botox?

Com uma aplicação bem ministrada, os efeitos podem durar de quatro a seis meses, somente depois deste período que poderá ser realizada uma nova aplicação, caso o paciente deseje manter os efeitos. A estagnação do trabalho dos músculos ajuda a impedir a formação de novas rugas, é comum alguns tratamentos perdurarem mais de 7 meses até necessitar de uma nova aplicação de botox. É importante ressaltar que todo procedimento deve ser realizado em clínicas médicas.

Quanto tempo até os resultados do Botox?

Podem começar a aparecer nas 48 horas seguidas, mas completam-se após uma semana. Se for um adulto, é possível receber 6 aplicações durante o tratamento, dando um espaço de 3 meses até a próxima sessão.


Quais as indicações médicas do Botox?

O uso do botox é prescrito para tratar crianças com problemas nos músculos, assim que aplicado, a toxina ajuda a aumentar a flexibilidade nos membros. A
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece como lícito ainda, o uso para o tratamento de distonias, espasticidade, estrabismo, blefaroespasmo,  espasmo hemifacial e hiperhidrose (palmar e axilar).


Resistência à toxina botulínica

Não é comum, mas alguns pacientes podem apresentar algum tipo de efeito colateral à droga, nestes casos, existe uma alternativa: a toxina B (Myobloc). Apesar de não apresentar as mesmas propriedades, tem as mesmas autorizações para aplicação.
 

Efeitos colaterais do Botox

Pouca gente sabe que a toxina botulínica trata-se de um veneno natural mais poderoso que o cianureto, aliás, quarenta milhões de vezes mais, então fique atento à clínica onde irá aplicar e conheça os principais efeitos colaterais:
Disfasia

- um problema associado à uma lesão cerebral, quando a linguagem é afetada.

Infecção do aparelho respiratório superior

- problema respiratório que abrange desde o nariz, seios perinasais, faringe, amígdalas até a laringe.

Dor de cabeça

- o tipo mais recorrente é a cefaleia tensional, seguida pela enxaqueca.

Dor no pescoço

- inflamação comum nos nervos dos ombros, chamado trapézio, atingindo a área do pescoço.

Ptose

- trata-se da queda da pálpebra superior.

Contusão/dor nos locais da injeção

- é quando ocorre uma lesão aguda, geralmente isenta de corte, provocando dor.

Náusea

- um problema que atinge o estômago, gerando uma sensação desconfortável, tida como um sintoma que antecede o vômito.

 

 

Quanto Custa a cirurgia de Botox

A tabela de preços é diferenciada de uma clínica para outra, dependendo da marca da toxina, variando entre R$ 600 a R$ 2.000 (preço estimado).


Veja também: Restylane, Pressão Intra-ocular, Acuidade Visual