O que é Acuidade Visual

Acuidade visual

Acuidade visual é a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar o contorno e a forma dos objetos. A acuidade visual depende de fatores ópticos e neurais: da nitidez que a imagem chega na retina, da saúde das células retinianas e da capacidade de interpretação do cérebro.

A acuidade visual (ou AV) é medida colocando a pessoa a ser testada a uma distância de 6 metros (ou 20 pés) e pedindo para ler optotipos (que podem ser letras, números, símbolos ou figuras) de tamanhos cada vez menores. A acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que uma pessoa consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés (6 metros) igual a uma normal enxerga.

São várias as causas de baixa de acuidade visual, ou seja, quando a visão é menor que 20/20: as ametropias (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) estão entre as mais frequentes causas de baixa de visão e podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato ou cirurgia; entre outra das causas mais comuns estão a catarata, as doenças da retina, como a degeneração da mácula e do nervo, como o glaucoma.

Curiosidades

1 - Se uma pessoa tem acuidade visual de 20/40 significa que ele consegue ver detalhes a uma distância de 20 pés enquanto que uma pessoa com visão normal energa os mesmos detalhes a 40 pés.

2 - O teste de visão foi inventado em 1843 por um oftalmologista alemão, Heinrich Kuechler

3 - O limite de acuidade visual no olho humano é por volta de 20/10-20/8. Acredita-se que algumas aves de caça, como os falcões, tem acuidade em torno de 20/2, muito melhor que o olho humano

4 - No Brasil, pessoas que tem acuidade visual igual ou pior que 20/200 são consideradas legalmente cegas.