Injeções Intra-Vítreas

  • Tratamento com antiangiogênicos: Os Anti-VEGFs são medicamentos injetados dentro do olho que interferem no mecanismo responsável pela formação de neovascularização sub-retiniana após estado de hipóxia intensa (falta de oxigênio). Normalmente, é necessária mais de uma aplicação para estabilizar a doença.


O procedimento é indicado para doenças relacionadas à formação de vasos sanguíneos anômalos (novos vasos sanguíneos ruins), como Degeneração Macular Relacionada à Idade, Retinopatia Diabética, Tromboses e Glaucomas de causa vascular. Esses quadros evoluem para melhora após terapia com drogas Anti-VEGF. Todas as medicações agem na área central da Retina.


A indicação de cada tratamento depende da avaliação médica com o oftalmologista especialista em retina.

  • Implante de Ozurdex®: é um implante intraocular de dexametasona – medicamento anti-inflamatório da classe dos corticóides. A liberação lenta e prolongada da medicação é uma grande vantagem, já que pode durar entre 4 a 6 meses enquanto outros tratamentos intraoculares disponíveis para o edema de mácula são realizados mensalmente.


mácula é a parte central da retina que fica no fundo do olho. O edema de mácula pode diminuir a visão central e afetar tarefas como ler e dirigir.


As principais causas do edema de mácula são retinopatia diabética e oclusão venosa.


Ozurdex® também é indicado para doenças inflamatórias oculares como a uveíte não infecciosa.


A implantação do Ozurdex® é realizada no centro cirúrgico de forma semelhante à que é realizada outras aplicações intravítreas.


O paciente recebe uma anestesia local e em seguida o implante de Ozurdex® é inserido  no olho doente. O implante é lentamente absorvido pelo organismo sem a necessidade de ser retirado.

Injeções Intra-Vítreas