O que é Cirurgia Refrativa

Uma das cirurgias dos olhos mais conhecidas é a Cirurgia Refrativa. É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação pois é feita através de um equipamento chamado Excimer Laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.
 

Hoje contamos com várias técnicas para realizar a cirurgia refrativa:
 

PRK (Ceratectomia Fotorrefrativa):

No PRK é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para após ser feita a aplicação do laser.
 

Terminado o procedimento, uma lente de contato terapêutica é colocada diante à superfície corneana para promover a cicatrização e o alívio do desconforto nos primeiros dias do pós-operatório.
 

LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis):

No LASIK cria-se primeiramente um flap na camada mais externa da córnea (epitélio), para após ser feita a aplicação do laser na sua camada mais interna. Terminada a aplicação, o flap é reposicionado.
 

INTRALASE
O método Intralase é muito similar ao Lasik, porém não utiliza lâmina para a criação do flap corneano. Sendo assim, é mais seguro e menos invasivo.
 

PRESBILASIK
A presbiopia é definida como a perda da amplitude de acomodação relacionada à idade, ocasionando a dificuldade visual para perto. A correção da presbiopia normalmente se faz com o uso de óculos unifocais, bifocais, multifocais ou lentes de contato.
 

Embora satisfatório do ponto de vista oftalmológico, o uso de auxílios ópticos é percebido como algo indesejável para a maioria dos pacientes, especialmente para os emétropes, aqueles que ao longo da vida nunca precisaram de uma correção óptica e estão desabituados a tal uso.
 

Atualmente já existem programas que permitem ao Excimer Laser obter mudanças na curvatura da córnea, criando aberrações asféricas e que resultam em mudança na profundidade do foco. Com isso, ocorre uma redução ou, em alguns casos, até a eliminação dos sintomas da presbiopia.
 

O recurso tem resultado bom desde que o caso seja bem selecionado pelo oftalmologista, pois de acordo com as características, alguns casos não são aptos a receber este tipo de correção.
 

CIRURGIA REFRATIVA CUSTOMIZADA

O Laser Customizado é uma nova tecnologia desenvolvida para as cirurgias refrativas. Criada a partir do sistema de comprimento de ondas ou "Wave-Front", permite um tratamento mais preciso e personalizado para cada olho. Diferente da cirurgia refrativa convencional, que lapida a córnea, a customizada varre pequenas imperfeições de sua superfície, chamadas de aberrações.
 

Essas pequenas imperfeições podem explicar por que algumas pessoas continuam sem distinguir bem objetos à noite e vêem algumas manchas assimétricas mesmo depois da cirurgia refrativa e acham que necessitam de óculos novamente.
 

Portanto, essa tecnologia de última geração supera a convencional em diminuir as queixas noturnas e em ambientes de baixa luminosidade.


A superioridade desta tecnologia é melhor observada nos casos de astigmatismo e correções de olhos já operados que ainda mantém um desconforto visual, mas é indicada tanto para quem ainda não se submeteu a nenhuma intervenção quanto para os que já operaram e não estão satisfeitos.


Para criar o programa que irá orientar a cirurgia refrativa customizada, é necessário fazer um exame chamado Aberrometria, que calcula as imperfeições e as irregularidades da córnea, tornando a cirurgia refrativa personalizada.


Na avaliação pré-operatória, um exame oftalmológico completo é feito, determinando as condições oculares para avaliar a indicação cirúrgica e a técnica a ser realizada, sempre visando o melhor resultado.

 

Tire suas dúvidas sobre cirurgia a Laser

 

  • Todos podem fazer a cirurgia a laser nos olhos?

É necessário ter um histórico ocular do paciente e que esse se submeta a uma consulta oftalmológica com exame completo. O ideal é que os pacientes tenham idade superior a 18 anos, ausência de doenças oculares ou doenças sistêmicas, e que não estejam em gestação.

 

Existem riscos na cirurgia a laser?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a Cirurgia a Laser nos Olhos tem riscos sim, mas são raros e são mais encontrados no pós-operatório do que durante o procedimento.

 

Cirurgia a laser nos olhos dói? Precisa de anestesia?

Não para as duas perguntas. A Cirurgia a Laser nos Olhos é extremamente eficaz, indolor e confortável, necessitando apenas de poucas gotas de um colírio anestésico. É comum uma leve sensação de areia nos olhos, logo após a cirurgia.

 

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia ocular a laser?

É normal que em até dois dias depois da cirurgia você já esteja apto para voltar às suas atividades de rotina normalmente.

 

Em quanto tempo sentirei o efeito da cirurgia?

A maioria das pessoas alcançam resultados e melhoras na visão (tira vírgula) logo após a cirurgia. Mas para sentir uma grande diferença na visão, o tempo normal é de duas a três semanas.

 

Posso operar os dois olhos no mesmo procedimento?

Sim! É totalmente seguro fazer a Cirurgia a Laser nos dois olhos. Lembrando que neste caso, após o procedimento, o cuidado deve ser dobrado.

 

É possível que o problema volte após a cirurgia a laser?

As situações são raras e as chances são mínimas, mas os casos são particulares. Tudo vai depender do seu histórico ocular e do procedimento que poderá ser efetuado.

 

É necessário algum tratamento após a cirurgia?

As situações são variadas. Podem ocorrer situações leves ou importantes de desconforto do paciente. Sendo assim, ele precisará estar em contato com o oftalmologista da Lotten Eyes para saber as medicações e os colírios adequados, nas doses certas. É importante lembrar que neste, como em quaisquer outros casos, a automedicação não é indicada.

 

Posso praticar esportes após a cirurgia?

O indicado é que os esportes com interação de outras pessoas e objetos sejam evitados por pelo menos duas semanas após a cirurgia a laser. Atividades sem contato físico e sem exposição ao cloro podem ser retomadas após uma semana.

O que é Cirurgia Refrativa